Quem escreve?

Minha avó sempre me disse que a única coisa que temos na vida é o nosso nome, então nada mais justo que começar me apresentando à vocês como: Meu nome é Ulisses do Prado Aguiar. Até pensei em terminar por aqui, mas entendo a importância que trazer um pouco de contexto sobre quem somos faz.
Então logo após o meu nome, normalmente eu coloco o que faço, ou seja, sempre escrevo: Sou médico neurocirurgião. Durante muitos anos me apresentei assim em todos os lugares por onde era necessário. Contudo, apesar de ser uma descrição correta, ela sempre foi incompleta.
Será que posso me definir apenas como aquilo que escolhi como profissão? Será que dentro de toda a complexidade que cada um de nós carregam, sou apenas isso? E foi a partir desses questionamentos que percebi o quanto eu havia me limitado e o quanto eu estava sendo egoísta. Egoísta por esconder aquilo que tenho de mais valioso. Não se trata apenas do conhecimento técnico ou da habilidade cirúrgica que desenvolvida em incontáveis horas de prática. Estou falando do meu verdadeiro ouro: as histórias que vivi, as emoções que senti, e as lições que aprendi ao longo do caminho. Foi aí então que surgiu as conversas sobre NEURO CONSCIÊNCIA.
Antes de mais nada, continuo sendo neurocirurgião e me orgulho muito disso. Nossas conversas aqui terão interseções importantes com a medicina e as neurociências. Afinal, essa é minha área de maior expertise.
Eu te convido a estarmos juntos nessa jornada onde falarei sobre medicina, filosofia e as descobertas que faço pela minha própria experiência.
Nestas conversas que você está prestes a ler, pode ter certeza que encontrará parte do que sei e muito do que sinto.